Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, diz que a web está em fase de transição

Direto do evento Infotrends, promovido pela revista Info, da Abril, em São Paulo.

Segundo Jimmy Wales, criador do site Wikipedia, não apenas a tecnologia está se tornando mais inteligente, como o próprio público consumidor de informaçoes está se sofisticando. Como exemplos ele citou a evolução das séries de sucesso na TV,  que estão cada vez mais complexas , trazendo enredos complicados e com múltiplas referências, como  os seriados americanos “Lost” e “Seinfeld“.

Ele acredita que a web também vive uma transição para uma maior sofisticação e que os usuários serão cada vez mais exigentes, críticos e colaborativos. Ou seja, mesmo que a grande maioria de usuários de apps como o Twitter não postem  nada relevante, como piadas ou comentários triviais, já existe uma grande massa crítica na web, formada por pessoas que tem realmente algo a dizer e querem compartlihar sua expertise nas mais variadas áreas de conhecimento.

Pode ser um visão otimista, mas de qualquer forma esta tem sido a visão do site Wikipedia, a enciclopédia virtual que milhares de colaboradores construíram gratuitamente, criando um dos sites mais complexos e extensos da web e que cobre virtualmente todas as áreas do conhecimento humano. Criado em 2001, este site é atualmente o quinto site mais acessado do mundo mas sobrevive de doações voluntárias, pois não aceita a inclusão de banners.

Por outro lado, esta visão contraria o senso comum expresso no chavão de que “as pessoas estão atoladas em informaçao na web”: Jimmy rebate e diz que há uma grande carência por informação útil e que esta demanda ainda é maior que a oferta. “O Wikipedia é uma prova disso”, diz ele. Ou seja, apesar das pessoas estarem recebendo cada vez mais lixo na web, por meio de spams, tweets tolos, videos engraçadinhos e outras formas de enviar informação inútil, existe uma demanda crescente por sites voltados à educação e à difusão de conhecimentos.

Longa vida à Wikipedia e que o futuro chegue logo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s